❤ Girl Vaidosa ✿

terça-feira, setembro 28, 2010


Sexo, dúvidas e adolescentes

0

Olá pessoal! Eu estava navegando na net sem rumo (há) eis que me deparo com o site do Dr. Jairo Bouer, gostei bastante, ele esclarece bem as dúvidas dos adolescentes e de muitos adultos também. Confesso que eu ri com algumas perguntas, irei colocar aqui pra vocês verem, algumas vocês vão ver e dizer: nossa, que pergunta besta! Pode até ser, mas tem muita gente com essas dúvidas que achamos ser besta e na verdade não são. Lembrando que todas as perguntas foram tiradas do site do Dr. Jairo Bouer e é claro que todas foram respondidas por ele.

Quem é Jairo Bouer?

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação. Faz palestras em todo o País, em escolas, universidades, empresas e grandes eventos abertos à população.

Além da prática de consultório, Jairo Bouer mantém programas na TV (quadros no “Fantástico” da Rede Globo e no Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho) e em diversas rádios brasileiras. Escreve há 12 anos para um dos maiores jornais do País (Folha de S. Paulo), além de colaborações mensais em revistas e sites. Já passou pela também pela TV Cultura e pela MTV Brasil.

Por sua atuação nesta área, foi consultor do Governo do Estado de São Paulo para o projeto “Prevenção Também se Ensina”, que incluiu mais de 4,500 escolas públicas. Em 2001 lançou, em parceria com o jornalista Marcelo Duarte, o Guia dos Curiosos sobre Sexo (Companhia das Letras) e, em junho de 2002, lançou “Sexo e Cia” (Publifolha). Em 2005, está lançando a coleção Bate-papo (Panda Books) . Os dois primeiros volumes são Álcool, Cigarro e Drogas e Corpo das Garotas. No início de 2006 chegam também, dessa coleção, mais dois livros: Corpo dos Garotos e Primeira Vez.




Agora que vocês já sabem quem é Jairo Bouer, vamos ás perguntas:

Ainda sou virgem e quero ter a minha primeira vez. Dói ou sangra muito?
Se você estiver tranquila, a chance de dor ou desconforto na primeira vez é bem menor. Com o relaxamento, a dilatação e a lubrificação da vagina passam a serem melhores. Assim a penetração fica mais tranqüila e o sangramento pelo rompimento do hímen, em geral, é de intensidade pequena ou moderada.
Por que quando faço sexo sai ar da minha vagina?
A vagina é uma cavidade fechada, assim, durante a relação sexual entra ar lá dentro. Esse ar não tem por onde sair e, ele acaba saindo sob pressão durante os movimentos da peneteração (causando os ruídos que você descreve). Não se preocupe com isso! É normal! Tente outras posições em que esse efeito seja reduzido.  

Qual a diferença entre o sangramento de gravidez e a menstruação? 
Menstruação é o sangramento cíclico (mensal) que toda mulher em idade fértil enfrenta. Com a gestação há uma interrupção desses ciclos e a mulher deixa de sangrar, pelo menos, por nove meses. Algumas das que amamentam também podem ficar sem ciclos por mais alguns meses. Na gestação normal, em geral, não há sangramentos. Sangramentos de início de gestação podem acontecer em algumas situações e são sinal de que o ginecologista deve ser procurado para avaliar eventuais problemas como insuficiência hormonal ou problemas de implantação da placenta.

Transei e a camisinha ficou presa na minha vagina uma semana. Fiquei assustada. Minha menstruação veio uma semana antes e eu fiquei com enjôos muito fortes e cólicas. O que é isso? 
A camisinha não pode ficar nunca presa dentro da vagina, porque isso aumenta muito o risco de uma infecção. Se perceber que ela se soltou tem que tentar tirar com os próprios dedos, ou ainda, se não conseguir, precisa ir ao médico. Os sintomas todos que você teve podem ser sinais de uma infecção. Procure seu ginecologista para que ele faça o diagnóstico correto.

Perdi a virgindade e houve sangramento por 3 dias. É normal?
É normal sim, já que pode haver ruptura de pequenos vasinhos de sangue próximos ao hímen, que demoram alguns dias para cicatrizar. Se o sangramento for muito intenso ou demorar muitos dias, aí sim existe a necessidade de procurar um médico.  

É comum, depois da relação sexual, a vagina coçar e arder?
Não é o normal. Provavelmente você está com algum tipo de alergia ou infecção que está causando esse desconforto logo após a sua relação sexual. Procure um ginecologista.

Dá estria quando o homem chupa os seios da mulher?
Não! Isso é uma lenda! Não há relação entre chupar os seios e a mulher ter estrias nesse local do corpo. 


Como eu sei que estou preparada para iniciar minha vida sexual? 
Do ponto de vista físico é  bom que você tenha completado seu desenvolvimento físico, com aparecimento dos primeiros ciclos menstruais. Do ponto de vista emocional, é importante que você se sinta confortável com a idéia, tranquila com o início da vida sexual e madura para lidar com a prevenção.


Quanto estou transando com meu namorado eu sinto dores na barriga. O que é isso?
Provavelmente você está  tendo contrações musculares durante a penetração ou, ainda, não  está tendo uma boa dilatação e lubrificação da vagina na relação sexual , o que faz com que você sinta esse incômodo todo. O ideal é que você tente relaxar, use lubrificante à base de água e faça sexo em uma posição que incomode menos (pelo menos inicialmente). 

Estou com uma bolinha dolorida na parte interna da vagina. O que é?
Pode ser apenas um cisto ou uma glândula inflamada. Para saber com mais certeza é boa idéia conversar com o ginecologista. Ele pode fazer o diagnóstico e, se necessário, passar alguma forma de tratamento. Certo? 

Tento fazer sexo anal, mas não consigo penetrar, mesmo com apenas 12 cm de pênis. O que fazer?
O sexo anal é uma prática que exige bastante calma por parte do casal, já que o ânus tem uma contração reflexa que pode ser extremamente dolorosa. Mesmo com 12 cm de tamanho, sua namorada pode não suportar a penetração. Por isso, os dois têm que estar dispostos (não vale forçar a barra se ela não tiver vontade), é fundamental usar lubrificante à base de água para facilitar o sexo e, nem pensar em fazer sem camisinha (já que o ânus é uma área com alto risco de infecções). É isso! 

Na minha primeira vez sangrou um pouco (muito pouco mesmo). Isso é normal ou vou sangrar na próxima?
Algumas garotas têm apenas um pequeno sangramento nas suas primeiras relações sexuais. Isso pode acontecer porque a ruptura do hímen  gerou só um pequeno sangramento (sem muita lesão dos vasinhos de sangue da região) ou porque o hímen não se rompeu totalmente (hímen complacente  ou mais resistente). Assim, nas próximas vezes ou você pode ter um sangramento um pouco maior (na ruptura de um hímen mais resistente) ou não vai ter mais sangramentos (no caso de hímen complacente ou mesmo na hipótese do seu hímen já ter se rompido).

Transei sem camisinha e depois fiquei com corrimento escuro. O que pode ser?
Você pode ter se contaminado com alguma bactéria ou outro microorganismo que pode estar causando uma infecção. Se isso não melhorar em alguns dias, seria boa idéia procurar um ginecologista para que ele passe o tratamento correto.  

Por que sinto dor e ardência quando transo?
Muitos fatores podem provocar dor e ardência durante o sexo. Falha de lubrificação ou de dilatação da vagina, uma infecção que pode estar deixando sua vagina mais sensível, alergia à camisinha, entre outras causas. Seria boa idéia conversar com o ginecologista e fazer alguns exames para saber exatamente o que acontece, certo?  

É possível engravidar por trás? 
Não é possível engravidar fazendo sexo anal, já que não existe ligação do ânus com a vagina e útero. Mas essa forma de sexo também exige cuidados, já que pode haver o risco de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Estou com um escorrimento meio amarelado. O que pode ser?
Um corrimento meio amarelado pode ser um sinal de uma infecção vaginal. Mesmo quem nunca fez sexo pode ter esse tipo de infecção. Para saber exatamente a causa é  importante se consultar com um ginecologista para que ele possa passar o tratamento mais adequado.
 

Tomar a pílula no primeiro dia de menstruação faz com que a menstruação pare? 
Se você tomar pílula no primeiro dia da menstruação (primeiro dia do ciclo), o sangramento não vai parar imediatamente. Ele pode demorar ainda alguns dias para ser interrompido. Mas essa é a garantia de que, já nesse primeiro ciclo, a ovulação vai ser interrompida e que, assim, você já estará protegida contra uma gravidez indesejada.

Como deve estar depilada a vagina para minha 1ª relação sexual? 
Você não precisa depilar sua vagina para a primeira relação sexual, a não ser que essa seja uma vontade sua, ok?

Meus pequenos lábios vaginais e meu clitóris são muito grandes, sinto-me constrangida por isso. Sou virgem e não tenho coragem de transar. Tenho vergonha de falar sobre isso com minha mãe. O que faço?
Assim como no resto do corpo, as pessoas têm órgãos genitais diferentes. Algumas meninas têm lábios maiores, outras têm mais escuros, algumas têm lábios menores e mais claros... Faz parte das características pessoais de cada um. Além disso, o formato dos lábios e dos clitóris muda muito durante a adolescência.
Os hormônios que estão a mil nesta fase podem fazer com que eles fiquem mais inchados, e isso muda muito até a fase adulta. Já que você realmente está incomodada com isso, por que não procurar um ginecologista? Sua mãe não precisa ir junto e nem precisa discutir detalhes do porquê você está procurando o médico.
Todas as adolescentes deveriam fazer uma consulta ao ginecologista para checar se o desenvolvimento está em ordem e para tirar dúvidas sobre seu corpo, métodos anticoncepcionais e prevenção de DSTs. E esse parece ser o seu caso – um monte de dúvidas sobre o seu corpo, não?


Todas as mulheres sentem dor na primeira vez?
Nem todas as mulheres sentem dor na primeira vez e essa dor, em geral, não dura muito não! Essa dor é mais um desconforto do que uma dor muito forte e, ela tem relação com a ansiedade e a tensão do início da vida sexual, que prejudicam a lubrificação e a dilatação da vagina. Certo? 


Dedo na vagina tira virgindade?
Em geral, o dedo não tira a virgindade, a não ser que a garota acabe introduzindo mais de um dedo de uma vez, com alguma força, dentro da sua vagina. Isso não é habitual! 

É normal ter menstruação que dura 5 dias em um mês e 7 no outro? Como posso calcular meu período fértil?  
Algumas garotas têm ciclos com duração variável e aí é um pouco mais difícil prever quando será o período fértil. Quando os ciclos são regulares (a duração é de 30 dias, por exemplo), com um cálculo aproximado, sabe-se que a data provável da ovulação acontece 14 dias antes da data esperada para a próxima menstruação. Assim, desde três dias antes dessa data até três dias após essa data é o que chamamos de período fértil. No seu caso, o método é menos confiável e, por isso, é boa idéia adotar um método anticoncepcional eficaz.

Meu ciclo menstrual é irregular e eu transei quando eu estava menstruada. Posso engravidar? 
É pouco provável que você engravide quando transa durante a sua menstruação, mas como seu ciclo é tão irregular, seria ótima idéia que você passasse a se cuidar melhor e adotasse um método anticoncepcional regular.

Desde minha primeira vez nuna sangrei. Porque será?
Nem toda garota sangra em sua primeira vez ou nas relações sexuais seguintes. O sangramento depende de alguns fatores como, por exemplo, o tipo de hímen e o local onde se deu um possível rompimento. Assim, algumas garotas tem um hímen do tipo  complacente (mais resistente), que não se rompe quando sofre penetração. Outras garotas podem ter ainda um rompimento que não corta nenhum vaso de sangue significativo, assim o sangramento é imperceptível ou até inexistente.   

Sempre me masturbo e percebi que o clitóris aumentou de tamanho. Isso é normal? 
Em geral, o clitóris aumenta no momento da masturbação, já que ele está mais estimulado e recebe mais sangue e, depois, tende a retornar ao seu tamanho anterior. Outro ponto que você deve lembrar é que, aos 18 anos, seu corpo ainda está se desenvolvendo e o clitóris pode ter ficado maior como parte dessas modificações. A masturbação, em si, não aumenta o tamanho do clitóris. Se a aparência ou formato estiver incomodando muito, cheque com seu ginecologista se há alguma alteração, como uma inflamação ou infecção local que pode ser resolvida. 

Faz dois anos que não transo. Será que vai sangrar como da 1° vez?
Provavelmente não, já que seu hímen já foi rompido e isso que, provavelmente, gerou o sangramento da primeira vez.

Estou tomando a pílula há três dias para regular minha menstruação. A partir de quando estou protegida?
Algumas vezes os ginecologistas podem mesmo receitar pílulas para tentar diminuir a intensidade dos sintomas causados pela menstruação. Alguns anticoncepcionais têm esse efeito mais intenso do que outros. Se você começou a tomar a pílula no primeiro dia da sua menstruação, já está protegida desde a primeira cartela. Se você começou a tomar em outro dia do ciclo, a proteção começará na segunda cartela. Na dúvida, converse com a sua ginecologista, certo? 

O que seria gozar? Por que não gozei apesar de ter gostado da 1ª vez? 
Gozar é sinônimo de alcançar um orgasmo (que é o pico do prazer). No início da vida sexual, em geral, as garotas podem ter alguma dificuldade para alcançar o orgasmo com a penetração. Muitas vezes, acontece exatamente o que você falou: o sexo é bom e prazeroso, mas não se atinge o orgasmo. Com a prática, intimidade e exploração do seu corpo, fica mais fácil chegar lá! Pode se tentar o orgasmo com masturbação, sexo oral e outras formas de estimulação do clitóris, para que depois a garota consiga ter prazer com a penetração. 
 
Perdemos a virgindade há um ano. Mas ela sempre sente muita dor desde a 1ª vez.
Dor nas primeiras relações sexuais, em geral, tem relação com falta de relaxamento dos músculos vaginais e falha de lubrificação, muitas vezes causadas por nervosismo e ansiedade. Se essa situação não melhorar com a prática, o ideal seria bater um papo com um terapeuta.

Namoro há um ano e, eu e ela não estamos mais aguentando sem sexo. Tenho 17 e ela 16. Só que ela tem medo que seu corpo mude e os pais percebam algo. Ocorre alguma mudança depois da primeira relação? 
Não acontece nenhuma mudança perceptível no corpo da garota depois que ela começa a ter vida sexual ativa. Mas é importante que a garora procure um ginecologista para que ele prescreva um método anticoncepcinal efetivo para evitar uma gravidez indesejada. Além disso é bom vocês se prepararem para uma conversa com os pais dela que, mais cedo ou mais tarde vão acabar sabendo o que acontece.

Quando a camisinha estoura dentro da vagina, há algum risco de ficar plástico lá dentro? 
Quando a camisinha estoura dentro da vagina, se ela se soltar do pênis, é fundamental que seja retirada pela própria garota. Se ela ficar presa é importante procurar o médico para que ele faça a remoção. Camisinha presa dentro da vagina pode levar a uma grave infecção. Em geral, quando a camisinha estoura, ela não solta pedaços de borracha e, sim, ela se rompe, formando um orifício, que pode crescer, fazendo com que ela se solte do pênis. Se houve rompimento e contato direto do pênis com a vagina, pode haver risco de gravidez e um médico deve ser consultado. 

Posso estar grávida mesmo menstruando?
Quando a mulher está grávida, ela não menstrua. Há outros tipos de sangramento que podem acontecer durante a gravidez, mas a duração, o fluxo e o aspecto são diferentes da menstruação normal. Eles precisam ser investigados rapidamente, pois podem colocar a gestação em risco. Na dúvida, cheque com o seu ginecologista o que está acontecendo. 

Quando faço sexo com meu namorado, consigo chegar duas ou três vezes ao orgasmo. Mas não em seguida, e sim ao longo da relação. Isso é normal?
Diferentemente dos homens, as mulheres não precisam de um tempo entre um orgasmo e outro e podem atingir o clímax diversas vezes numa mesma transa. Isso pode ser em seguida ou com pequenos intervalos, como acontece com você. Já os homens, depois que ejaculam, precisam de no mínimo alguns minutos antes de conseguir fazer isso novamente. 

Qual a melhor forma de higienização após a relação sexual?
Depois de uma relação sexual (principalmente se você usou camisinha corretamente) não existe orientação de nenhum procedimento especial para higienização íntima. Um bom banho com água e sabão pode ser suficiente para que você se sinta mais confortável e limpa. 

Após a relação sexual, a vagina da minha namorada fica vermelha, inchada e dolorida. Ela tem lubrificação normal durante a transa. O que pode estar acontecendo?
Quando a garota fica excitada, é normal que sua vagina fique mais avermelhada e inchada por causa do maior fluxo de sangue na região, mecanismo semelhante ao que ocorre com os homens. O incômodo pode ser causado também apenas pelo atrito da transa. No entanto, vocês devem ficar alertas para checar se isso não é sintoma de alguma complicação. Muitas coisas podem causar essas reações em uma mulher, entre elas a alergia ao preservativo ou uma infecção na vagina. Uma boa idéia seria conversar com um médico para investigar o que está acontecendo de fato no seu caso e, a partir de então, usar o tratamento correto. Certo?

Qual a forma correta de usar lubrificante? Deve ser passado na camisinha? Tira a sensibilidade do pênis?
Os lubrificantes íntimos a base de água podem e devem ser usados junto com a camisinha para proporcionar mais prazer durante a transa, sem perder a proteção do sexo seguro. Ele também pode ser colocado na vagina ou no ânus para auxiliar a penetração. O ideal é que não se use o lubrificante do lado de dentro da camisinha, para evitar que ela escorregue durante a transa. O produto é feito apenas à base de água e não tira a sensibilidade do pênis.

Garotas ainda virgens podem ter corrimento?
Sim, nem todos os corrimentos são causados por doenças sexualmente transmissíveis. A candidíase, por exemplo, é causada por um microorganismo que vive normalmente na flora vaginal da mulher. Se, por algum motivo, esse microoganismo se reproduz muito, pode causar uma micose e corrimento. Se você está com um corrimento diferente, uma conversa com um médico e um exame físico adequado ajudarão a fazer o diagnóstico correto do que está acontecendo e só assim será possível indicar, se for o caso, o tratamento correto.

Perder a virgindade após os 25 anos pode causar algum problema?
Não existe idade certa para ter a primeira relação sexual. Cada pessoa tem a sua hora certa. O importante é usar sempre a camisinha para se proteger de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e gestações indesejadas. Lembre-se também de que, depois de iniciada a vida sexual, toda mulher deve ter um acompanhamento regular por um médico ginecologista. Aos 25, perder a virgindade não é mais complicado ou difícil do que em outra fase da vida. O importante é a mulher estar segura da sua decisão.

Estou com Gardnerella. Como posso ter contraído essa infecção? Qual o tratamento?
A Gardnerella vaginallis é uma bactéria que pertence à flora normal da vagina. Ela geralmente encontra-se em equilíbrio com os outros microorganismos típicos dessa região e só causa doença quando está em número muito maior que o esperado. É boa idéia você conversar com o seu médico para saber qual o tratamento mais adequado e saber se há alguma outra condição que pode estar relacionada ao aumento da Gardnerella no seu organismo.

É normal a mulher ter os seios de tamanhos diferentes?
Sim, é normal e muito freqüente que as mulheres tenham mamas de tamanhos um pouco diferentes, sem que isso signifique qualquer doença. Se não existem nódulos (carocinhos) ou secreções anormais, não há motivo para encanar com isso. Agora, se houver alguma modificação no local, é bom procurar um ginecologista para que ele possa dar uma olhada e avaliar.

No final da menstruação desde um líquido marrom, isso é normal?
Esse líquido pode ser apenas o final da descamação do seu útero (o finalzinho da menstruação) ou você pode estar com algum tipo de infecção, com um corrimento de repetição. Não dá para afirmar com certeza sem que você passe por um exame com o ginecologista. Marque uma consulta com o seu médico, ok?

Tenho 21 anos e não sinto tesão. Estou com meu namorado há três anos e transo com ele, mas não sinto prazer. Fui a alguns ginecologistas, que disseram que era apenas uma questão de tempo e não levavam minhas reclamações muito a sério. Qual especialista pode me ajudar? Indicaram-me até um psicanalista. Funciona? 
Essa situação é muito mais comum entre as mulheres do que você pode imaginar. São inúmeros fatores que podem bloquear o prazer, e a terapia pode sim ser muito benéfica para descobrir o que está acontecendo. Medo, educação rígida, falta de intimidade com seu corpo, vergonha do namorado, tudo isso pode ter um peso em sua dificuldade. Procurar uma terapia é realmente o caminho mais indicado.

Depois de transar, sempre me dá vontade de ir ao banheiro. Tem algum problema nisso?
A vontade de ir ao banheiro acontece porque, durante a relação, a região da bexiga acaba sendo estimulada. Por isso algumas meninas ficam mesmo com vontade de urinar. A princípio, não há problemas nisso, a não ser que você tenha prendido muito a urina antes de transar. Aí sim há riscos de infecções urinárias, por exemplo. O ideal é ir ao banheiro antes da relação.

Além dos testículos sinto uma veia mais grossa dentro do meu saco. O que é isso?
Como você disse, podem ser veias ou artérias, o epidídimo (local onde os espermatozóides produzidos no testículo ficam amadurecendo) ou o ducto deferente (canal que leva os espermatozóides para uretra). No saco escrotal ficam todas essas estruturas além dos testículos. Você só precisa prestar atenção se isso que você sente não aumenta de tamanho ou não doi. Se isso acontecer, vale a pena procurar um urologista para ver se não é uma massa crescendo no interior do saco.   

É normal ejacular durante o sono? O que causa isso?
Quando o menino fica muito tempo sem ejacular – seja por masturbação ou por sexo a dois – o corpo acaba se livrando dos espermatozóides acumulados através da polução noturna. Isso acontece principalmente durante a adolescência e tende a diminuir com a idade. O menino ejacula durante o sono, que pode ou não ser acompanhado de um sonho erótico.

Ter um só testículo atrapalha no crescimento do pênis? 
Um só testículo não interfere no crescimento do pênis, mas você tem que procurar o médico para ele saber exatamente o que aconteceu com o outro testículo. O problema é que o testículo não pode e não deve ficar perdido na cavidade abdominal, já que existem riscos sérios para a saúde. E lembre-se: com um só testículo você tem fertilidade normal, certo?

Tenho 21 anos e meu pênis tem só 11 cm. É normal? Existem camisinhas para pênis pequeno ou as convencionais dão conta do recado? 
Com 21 anos, provavelmente seu pênis não vai crescer mais. Além disso 11cm já está bem próximo da média do homem brasileiro (cerca de 13-14cm). Existem sim camisinhas um pouco menores (teen), embora a camisinha padrão acabe se adaptando bem aos diversos tamanhos de pênis.

Sou descendente de japonês, tenho 13 e meu pênis tem só 9 cm. Ele está muito pequeno? 
Com 13 anos, provavelmente seu pênis ainda deve ser desenvolver. Se você ainda está nas fases de mudança corporal, deve ter alguns anos pela frente até que o tamanho final esteja definido. Não se preocupe.

Meu namorado tem um saco muito maior que outro e o saco maior tem caroços que não doem. O que seria isso? 
Uma pequena diferença de tamanho entre os dois lados do saco escrotal e mesmo entre os dois testículos é normal. Agora, se um testículo é muito maior do que o outro, ou, se existem caroços (mesmo que sejam indolores) é importante uma consulta com um urologista para que ele possa avaliar melhor o que acontece.
 
É normal se masturbar todos os dias? Faz bem? 
Garotos e garotas podem ser masturbar todos os dias, embora esse tipo de comportamento seja mais comum em garotos. Se as medidas básicas de cuidado e higiene forem tomadas, não existem maiores problemas com esse tipo de comportamento.

Li numa reportagem que o pênis pode se quebrar. Isso é verdade?
O pênis não tem osso, mas dentro dele existem estruturas que se enchem de sangue quando ele vai ficar ereto. Esses tecidos são semelhantes a uma esponja. Se durante uma ereção houver um trauma ou batida que cause uma lesão nessas estruturas pode ocorrer a fratura de pênis, com dor e desvio da sua forma normal. Isso é grave e um médico deve ser imediatamente procurado, para que possa fazer uma cirurgia e corrigir a lesão.
  
Tenho 15 e meu pênis mede 13 cm. Qual o tamanho normal do pênis?
Não existe um tamanho normal e único de pênis. Existe o tamanho do pênis de cada um e, não há muito o que possa ser feito para aumentar ou diminuir essa medida.
O tamanho do pênis varia dependendo da fase de desenvolvimento em que o garoto está. Na infância e na adolescência, o pênis está em constante crescimento, assim como o resto do corpo. Por isso, não adianta ficar andando com uma régua para saber exatamente com quantos centímetros ele está. Até o organismo terminar de se desenvolver, o pênis pode continuar a crescer.
Em média, o pênis dos brasileiros adultos tem entre 12cm e 14cm em ereção. É o tamanho de uma caneta esferográfica comum. Lógico que esse tamanho pode variar e tem gente que tem o pênis com tamanhos de até 20 ou 21 cm. Mas essa, em geral, não é a realidade da maior parte dos homens brasileiros. 

O freio do pênis é considerado normal caso o prepúcio possa ser retraído normalmente, expondo totalmente a glande? É normal que o pênis, em estado flácido, permaneça totalmente coberto pelo prepúcio?
Se o garoto consegue retrair o prepúcio, sem ter problemas para expor a glande, é sinal de que ele não tem fimose e não precisa de cirurgia. A fimose é um estreitamento do prepúcio, que impede a “saída” da glande, e pode trazer complicações para a saúde. Nesse caso, a cirurgia corretiva é indicada. Para os garotos que não fizeram a circuncisão (postectomia), é totalmente normal que o prepúcio cubra todo o pênis quando estiver flácido.

Tenho 14 anos e meu esperma não sai totalmente branco, mas transparente e apenas ligeiramente esbranquiçado. O que isso quer dizer?
Quer dizer que seu esperma é normal e que você não tem com o que encanar. A coloração do esperma varia de um garoto para outro e, também, podem mudar de acordo com o intervalo de tempo entre as ejaculações. Ejaculação freqüente: esperma mais transparente. Ejaculações mais eventuais: ele pode ficar mais branco ou ligeiramente amarelado. 

De uns dias para cá, meu esperma está um pouco escuro, meio marrom. O que pode ser isso?
A mudança de coloração do esperma pode indicar tanto um acúmulo por um tempo maior, quando o homem fica um período longo sem ejacular, como pode revelar também uma infecção na região dos testículos, do epidídimo ou da próstata. A melhor atitude a se tomar nesse caso é consultar um médico (urologista) para checar o que está causando essa alteração.

0 comentários:

Postar um comentário

♥ Seja a primeira (ou não) a comentar! ._.